segunda-feira, 18 de julho de 2011

NUTRICIONISTAS ALERTAM PARA ALIMENTAÇÃO NESSAS FÉRIAS

DICAS DO MOCÓ

A PREOCUPAÇÃO DOS ESPECIALISTAS É COMPARTILHADA PELOS PAIS, QUE POR VEZES NÃO SABEM COMO MANTER OS FILHOS NUMA DIETA SAUDÁVEL NESTE PERÍODO

Pais devem cuidar bem da alimentação dos filhos também nas férias escolares

Marcelo Lapola

As férias de julho chegaram e, para os pais, a hora é de aproveitar a pausa para estar ao lado dos filhos em viagens divertidas em família, mas sem abrir mão de uma alimentação saudável e nutritiva.

Com a correria do dia a dia, pais que trabalham precisam de soluções práticas e seguras quando o assunto é a alimentação, mas não podem deixar de lado a qualidade. Férias, friozinho, petiscos, época em que os hábitos alimentares são modificados de forma inadequada, a alimentação errada e sem horários é comum neste período de férias.

Para a nutricionista Michele Lima, especialista em obesidade e emagrecimento, as refeições como café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar devem ser feitas normalmente, em horários programados, é preciso se alimentar bem e de preferência várias vezes ao dia para evitar grandes quantidades de uma vez só e, assim, contribuindo para resistir à tentação dos petiscos.

E, com as crianças, o cuidado deve ser redobrado. “Sair da rotina faz parte das férias, mas é necessário tomar cuidado para não alterar a saúde da criança, deixando que ela coma ‘bobagens’ todo dia e a qualquer hora”, afirma Michele.

Opções de alimentos, como salgados de queijo, biscoitos integrais, bolos caseiros, pipoca e uma boa diversidade de frutas, ajudam a manter o tradicional lanche da tarde com uma base mais saudável. Mesmo se a preferência das crianças ficar entre os biscoitos recheados e batatas do tipo chips, evite, pois eles não saciam a fome, além de não acrescentar nada de nutritivo. Na hora do almoço, o conselho é não deixar que o feijão não saia do cardápio, pelo fato de conter muito ferro e de saciar a fome, ao contrário de macarrões instantâneos, que hoje em dia são um dos pratos mais pedidos pelas crianças, mesmo tendo um alto nível de sódio.

“É importante que o café da manhã seja mantido, pois ele é a refeição mais importante do dia. Procure manter uma rotina diária e crie uma dieta para os pequenos não saírem de forma. Evite refrigerantes durante a semana, além de outros alimentos que sejam muito gordurosos”, explica a nutricionista.

Um dos fatores que chamam a atenção de especialistas é a aparição da diabetes do tipo adulto em crianças com menos de dez anos, detalhe que, segundo ela, não ocorria há uma década. “Foi criada uma gama de alimentos que não contribuem em nada com a nutrição das crianças. Devemos ter cuidado e ficar de olho com tudo que o nosso filho está consumindo”, completa.

Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 70% das crianças voltam para o segundo semestre escolar com alguns quilos a mais.

A preocupação dos especialistas é compartilhada pelos pais, que, por vezes, não sabem como manter os filhos numa dieta saudável em um período tão propício ao relaxamento na alimentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário