quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Veja 22 dicas para manter a forma no inverno


Ao mesmo tempo em que o inverno aumenta o sono, a preguiça, o aumento da ingestão de alimentos calóricos, ele torna a prática de exercícios mais dolorosa. Não é a toa que a queda da temperatura geralmente inclui o ganho de alguns quilinhos. Mas, apesar disso, é possível não repetir os erros dos anos anteriores e aproveitar o frio para manter o ritmo da malhação ou mesmo para iniciar a busca pela boa forma.
A atenção deve ser redobrada no inverno, já que segundo Maria Angela Zaccarelli Marino, professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC, o frio da estação estimula o aumento do apetite. "Nesta época o hipotálamo - centro das emoções que regula o apetite - sofre uma variação que nos induz a comer mais. Como antes não existia roupa, o organismo trabalhava para aumentar o tecido adiposo e se proteger do frio", explica Maria Angela Zaccarelli Marino, professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC.
No entanto, ao mesmo tempo em que as baixas temperaturas aumentam o apetite, também contribuem para a aceleração da queima das calorias. É o que garante Mauro Dinato, ortopedista e membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). De acordo com ele, o processo é uma proteção do próprio corpo, que acelera seu metabolismo para aumentar seu calor. Portanto, aqueles que querem perder preso podem aproveitar o friozinho para aumentar os efeitos dos exercícios físicos.
Além disso, com a prática de esportes, é possível aumentar a resistência do organismo e minimizar os riscos de gripes e resfriados. "No frio a tendência é que a tireoide piore, que a pressão arterial aumente, que os problemas de pressão se intensifiquem e que os riscos de derrame cresçam. Com a atividade física e o aquecimento do corpo, é possível ficar de fora dessas probabilidades", assegura Marino.
As vantagens da malhação não param por aí. Samara Queiroz, coordenadora técnica da Runner, acrescenta ainda a diminuição do colesterol, fortalecimento dos músculos, a diminuição dos níveis de stress, a melhora do sono e a melhora da autoestima. Na opinião dela, é preciso romper com o paradigma de que exercício físico é exclusividade do verão.
fonte:uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário