terça-feira, 30 de agosto de 2011

Boa dieta antes e depois do treino pode melhorar desempenho


Praticar atividades físicas de estômago vazio pode gerar muita indisposição e até desmaios durante a prática. Por isso, ingerir alimentos energéticos antes de malhar é importantíssimo. Assim como, não se alimentar bem depois do exercício coloca todo o esforço a perder, o que vai minando aos poucos a vontade de continuar o treinamento. Mas nem todos os praticantes sabem ao certo como se alimentar de modo a garantir a prática mais prazerosa de qualquer atividade física e obter o melhor desempenho. Quer saber o que é preciso comer? Então acompanhe essas rápidas orientações:

Antes do treino:

Vale a pena fazer uma refeição sólida em torno de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Este período é bem variável, pois enquanto algumas pessoas podem apresentar um ótimo rendimento realizando uma alimentação sólida apenas 30 minutos antes do exercício, para outras essa prática pode ser desastrosa. Tudo depende do metabolismo e da observação dos efeitos.

Portanto, a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deve conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras. Evitar consumir gordura e açúcar é necessário porque esses alimentos tiram a força e a rigidez muscular necessárias para a execução correta dos exercícios. Nesse momento, uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho. Cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), tubérculos (batatas, mandioca, beterraba, etc), ou uma porção de pão são belas fontes de energia capazes de dar força para os músculos.

Depois do treino:

Após a atividade física, em um período de no máximo 60 minutos, as proteínas são a pedida certa, já que recuperam os músculos e os deixam mais firmes. A dieta deve investir em proteínas de alto valor biológico (as consideradas completas), carboidratos complexos, e restrita ao máximo em gorduras. Por isso, escolha carnes magras (como maminha, lombo e coxão mole), clara de ovo e derivados do leite desnatado. Se nesse momento os níveis sanguíneos do hormônio anabólico insulina estiverem elevados, o que pode ser garantido com as orientações de alimentação anterior ao treino, a absorção dos nutrientes ingeridos pode ser muito facilitada, com ótimos resultados.

Alimentos antioxidantes também são relevantes. Isso porque estudos demonstram que o trabalho muscular intenso gera maiores quantidades de radicais livres de oxigênio, os quais, se não forem devidamente neutralizados, podem levar à destruição de lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, causando diminuição do rendimento físico, fadiga muscular, estresse muscular. Como exemplos de nutrientes antioxidantes, podemos citar a vitamina C e a vitamina E.

Por Éverton Oliveira, do Saúde Plena

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Refeição da manhã


        Café da manhã: 02 fatias de pão integral
                                 01 fatia de melão
                                 01 xícara de nescafé com adoçante.
                                 01 banana

        Lanche da manhã: algumas uvas(Ver imagem) por volta das 10:00hs.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TUDO É UMA QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO


Adaptar-se a um novo estilo de vida, não é fácil, é preciso ter muita vontade, ou melhor, força de vontade.
Mas nós, não digo "eu" porque todos somos humanos, temos falhas, erros e limitações.
Só não posso é desistir, tive só uma semana de declínio gastronômico que foi exageradamente criticada, o importante é que voltei, estou aqui e vou cumprir minha meta, pois conto com vc, vc, vc...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MIX DANCE KORPUS


No próximo dia 24, uma mistura de ritmos eletrizante vai começar a contagiar a Academia Korpus.

Trata-se do Mix Dance, a aula que vai abrir a comemoração ao aniversário do professor Geraldo Filho com a alegria do forró, a energia do rock, a sensualidade do hip hop e muito mais!

A festa continua nos dia 25, com o Spinning Brazuca Dance e nos dias 26 e 27, com o Desafio das 1000 Calorias - 90 minutos de intensidade.

Aulas especiais que vão agitar as duas unidade da Korpus e animar muito sua semana!

COMEÇANDO MAIS UMA SEMANA


Começo mais uma semana com as esperanças renovadas e pensando que sábado ou domingo estareis com alguns quilos a menos, passei pela fase do pesadelo com coxinhas, pastéis e outras guloseimas.
Tudo é uma questão de tempo de adaptação e de vergonha na cara.
E eu tava bem sem-vergonha na minha cara em relação ao meu objetivo, mas agora é fazer acontecer, não posso desapontar os meus seguidores.
Preparem-se que teremos novidades por aí.

Um abraço a todos e uma ótima semana.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CONFIE NAS FRUTAS DA ESTAÇÃO


A safra de muitas frutas chegou junto com o outono. Considerada a melhor estação do ano para o desenvolvimento das frutas, é também a melhor época para encontrar preços baixos e desfrutar da melhor qualidade desses alimentos.
Ricas em vitaminas e minerais, as frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Neste período, no entanto, costumam ser mais saborosas, além de terem seus valores nutricionais potencializados.
Segundo a nutricionista do Emagrecentro, Vivian Goldberger, é recomendável comer as frutas com cascas, uma vez que elas contêm alto teor de fibras, importantes para manter o intestino em ordem. "Algumas cascas, porém, não podem ser ingeridas. Para não desperdiçá-las use no preparo de doces ou sucos, como as cascas do abacaxi ou do limão", aconselha a especialista.
Se animou? Acompanhe as propriedades de cada uma delas:
Abacate - Rico em fibras, ele ajuda a controlar o colesterol e melhora o sistema circulatório. Contém também potássio, indicado para fadiga e depressão.
Banana - Além de proteger contra doenças cardíacas, suas fibras beneficiam a digestão e o funcionamento intestinal. Também age como antiácido em casos de azia.
Caqui - Fonte generosa de cálcio e ferro, é considerado um ótimo antioxidante para combater os radicais livres.
Coco - Apresenta bom teor de sais mineiras e fibras, importantes pra o estímulo da atividade intestinal. É considerada, ainda, uma fruta energética.
Goiaba - Com baixíssima quantidade de gorduras, açúcar e calorias, seu alto teor de vitamina C beneficia o sistema imunológico e promove a resistência física.
Maçã - Rica em pectina, com ação antioxidante e ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. Também contém quercetina, um antiinflamatório natural.
Maracujá - fruta de alto teor nutritivo funciona como calmante. Já a vitamina C também presente, atua no metabolismo das gorduras.
Melancia - Contém alto teor de água ajudando na hidratação do organismo. Também tem propriedades diuréticas.
Pera - Supernutritiva pode ser utilizada para prisão de ventre e inflamação intestinal.
Pinha - Também conhecida como fruta do conde, é fonte de vitaminas importantes no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estudo diz que obesidade não é sinônimo de doença

Os gordinhos podem levar uma vida saudável e são menos propensos a problemas cardiovasculares, afirmaram pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, que estudaram 6.000 americanos obesos durante 16 anos e compararam seu risco de mortalidade com o de indivíduos magros.
"Nossos resultados questionam a ideia de que todos os obesos precisam perder peso", declarou Jennifer Kuk, professora na escola de York de Kinesiologia e de Ciência da Saúde, autora principal do estudo publicado na revista "Applied Physiology, Nutrition and Metabolism".
De acordo com Jennifer, tentar perder peso e fracassar pode ser pior que manter um elevado peso corporal e levar um estilo de vida saudável que inclua atividade física e dieta equilibrada com muita fruta e verdura.
O estudo revelou que as pessoas obesas com poucos ou nenhum problema físico ou psicológico e que tinham um peso maior ao entrar na idade adulta estavam mais conformes com seu peso e tentavam com menor frequência fazer uma dieta. Além disso, eram mais propensas a ser fisicamente ativas e a seguir uma dieta saudável.
Os pesquisadores utilizaram o sistema de classificação da obesidade de Edmonton (EOSS, na sigla em inglês) que, segundo afirmam, é mais confiável que o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) baseado no peso e na altura, e que aquele que mede a circunferência da cintura.
O novo sistema, desenvolvido pela universidade canadense de Alberta, estabelece cinco fases da obesidade, levando em conta, além do IMC e do tamanho da cintura, parâmetros clínicos que indicam a presença de doenças frequentemente agravadas pela obesidade, como diabetes, hipertensão e problemas coronários.
Embora um índice elevado de IMC esteja relacionado com um maior risco de doenças relacionadas com a obesidade e de mortalidade, essa é uma medida indireta que não distingue entre tecido gorduroso e magro.
Segundo Jennifer, para saber se devem ou não perder peso, as pessoas deveriam consultar um médico que as avalie de acordo com os critérios do EOSS.
fonte: folha.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PASTEL E COXINHA; Q DELICIA!!!

Hoje a tarde eu e o colega Fabson nos deliciamos com vários pastéis e coxinhas lá da queromais da Almirante Barroso, foi muito bom, uma delícia, além do que ontem já havia feito a mesma coisa com os colegas Jeová e Daniel, e é muito bom sentir esse prazer.
Agora sim, vou dormir tranquilo sabendo que não morri de desejo, e mesmo assim vou continuar a emagrecer.

Ps: No Sábado ainda estive em Paulo com Vladimir, Mimoso e Zé Carlos. E tivemos ótimos momentos de lazer.
Um abração e até a próxima.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Veja 22 dicas para manter a forma no inverno


Ao mesmo tempo em que o inverno aumenta o sono, a preguiça, o aumento da ingestão de alimentos calóricos, ele torna a prática de exercícios mais dolorosa. Não é a toa que a queda da temperatura geralmente inclui o ganho de alguns quilinhos. Mas, apesar disso, é possível não repetir os erros dos anos anteriores e aproveitar o frio para manter o ritmo da malhação ou mesmo para iniciar a busca pela boa forma.
A atenção deve ser redobrada no inverno, já que segundo Maria Angela Zaccarelli Marino, professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC, o frio da estação estimula o aumento do apetite. "Nesta época o hipotálamo - centro das emoções que regula o apetite - sofre uma variação que nos induz a comer mais. Como antes não existia roupa, o organismo trabalhava para aumentar o tecido adiposo e se proteger do frio", explica Maria Angela Zaccarelli Marino, professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC.
No entanto, ao mesmo tempo em que as baixas temperaturas aumentam o apetite, também contribuem para a aceleração da queima das calorias. É o que garante Mauro Dinato, ortopedista e membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). De acordo com ele, o processo é uma proteção do próprio corpo, que acelera seu metabolismo para aumentar seu calor. Portanto, aqueles que querem perder preso podem aproveitar o friozinho para aumentar os efeitos dos exercícios físicos.
Além disso, com a prática de esportes, é possível aumentar a resistência do organismo e minimizar os riscos de gripes e resfriados. "No frio a tendência é que a tireoide piore, que a pressão arterial aumente, que os problemas de pressão se intensifiquem e que os riscos de derrame cresçam. Com a atividade física e o aquecimento do corpo, é possível ficar de fora dessas probabilidades", assegura Marino.
As vantagens da malhação não param por aí. Samara Queiroz, coordenadora técnica da Runner, acrescenta ainda a diminuição do colesterol, fortalecimento dos músculos, a diminuição dos níveis de stress, a melhora do sono e a melhora da autoestima. Na opinião dela, é preciso romper com o paradigma de que exercício físico é exclusividade do verão.
fonte:uol

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Brasileiro consome menos frutas que o recomendado pela OMS, mostra pesquisa

 Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o consumo de frutas e hortaliças mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia. Outro dado da pesquisa é que os brasileiros gastam, em média, 6,2% de sua renda com a aquisição de frutas, legumes e verduras.

O hábito de consumir frutas é pequeno, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo, avalia o estudo da CNA. A entidade levou quatro meses ouvindo 1.420 pessoas responsáveis pela alimentação de suas famílias, com diferentes níveis de escolaridade, de todas as classes sociais e regiões do país.
O presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Carlos Prado, considera que a pesquisa ajudará nas próximas ações da entidade e, a partir dela, será possível conversar com outras instituições sobre o problema da alimentação.
“Atribuo esses resultados, primeiro, à alimentação brasileira, que ainda não é muito saudável. Segundo, ao volume de produção do Brasil, que ainda tem que crescer e, com isso, conseguir uma redução de custo para que todos comam mais”, avaliou Prado.
A presidente da CNA, a senadora Kátia Abreu, acredita que é necessário fazer uma pesada campanha demarketing para aumentar o consumo de frutas. “Nós estamos constatando, por meio dos números da saúde, que os problemas nutricionais têm trazido uma carga muito pesada para o SUS [Sistema Único de Saúde]. O aumento do consumo de frutas serviria não só para o privilégio das questões econômicas, mas, principalmente, para as questões da saúde”, disse.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Assédio Moral afeta a saúde física e mental do trabalhador

Especialista em Direito do Trabalho orienta as vítimas a comunicar as agressões ao superior hierárquico, que deverá tomar providências para que o caso não se repita.

Brasília – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), assédio moral é o uso deliberado de força e poder contra uma pessoa, grupo ou comunidade, que causa danos físicos, mentais e morais através de poder ou força psicológica, gerando uma atitude discriminatória e humilhante. Na prática, o assédio moral costuma acontecer em ambientes de excessiva competitividade, gerando rivalidade entre os funcionários.

Entre os casos mais comuns estão a revista íntima, revista dos pertences, brincadeiras ofensivas, isolamento profissional, violação da intimidade, câmeras em vestuários, restrição de uso de banheiro, obrigatoriedade de realização de exames de HIV/AIDS e Beta HCG (gravidez), e estratégias abusivas de vendas. Outras atitudes também podem ser consideradas assédio moral pela sua repetição ou sistematização, de forma mais concreta que as formas sutis, como rigor excessivo, desqualificação ou críticas em público, ameaças explícitas ou veladas, exploração de fragilidades psíquicas e físicas, exposição ao ridículo, divulgação de doenças e problemas pessoais de forma direta ou pública, agressões verbais ou através de gestos, sugestão para pedido de demissão, ausência de serviço ou atribuição de metas dificílimas ou impossíveis de serem cumpridas e solicitação de trabalhos urgentes para depois jogá-los no lixo ou na gaveta.

De acordo com Sueny Medeiros, especialista em Direito do Trabalho e sócia da Advocacia Fernandes Melo, um dos casos mais cotidianos é a pressão por resultados ou broncas na presença de outros funcionários. “A competição entre os funcionários por melhores resultados é comum nas empresas hoje em dia. No entanto, a falta de resultados não pode gerar humilhações ou rebaixamento do funcionário. Temos visto que a humilhação a funcionários que não atingem as metas estabelecidas é muito comum em empresas que possuem departamento de vendas, o que claramente acarreta em assédio moral”, afirma.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DA SAÚDE

05 de Agosto DIA NACIONAL DA SAÚDE

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto, data em que, em 1872, nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, médico brasileiro que atuou como Diretor-Geral de Saúde Pública de 1903 a 1907. Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos e quatro anos depois especializou-se em Bacteriologia no Instituto Pauster de Paris. Ao voltar da Europa engajou-se na luta contra a peste bubônica que assolava o Porto de Santos.

Em 1903, o médico foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Durante o tempo em que ocupou este cargo (1903-1907), Oswaldo Cruz combateu rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola.

Em novembro de 1904, estourou na capital, Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina, levante popular contrário à uma medida do governo que restabelecia a obrigatoriedade da vacinação antivariólica. Apesar do governo ter derrotado os revoltosos, foi revogada a obrigatoriedade da vacinação.

Quatro anos depois, uma violenta epidemia de varíola levou a população em massa aos postos de vacinação. O Brasil reconhecia, então, o valor de seu sanitarista. Em 1913, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Quatro anos depois, sofrendo de insuficiência renal, morreu com apenas 44 anos de idade.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Exercícios combinados para emagrecer

Trabalha vários grupos musculares de uma só vez e potencialize a queima de calorias 

 


Um estudo publicado no Journal Sports Medicine and Physical Fitness, uma das revistas esportivas mais conceituadas do mundo, revela que você pode queimar até 20% mais calorias fazendo exercícios localizados integrados do que malhando os mesmos músculos isoladamente em uma clássica sessão de musculação.

Os exercícios combinados são aqueles em que você aciona dois ou mais grupos musculares em um único movimento - por exemplo, rosca bíceps com afundo ou elevação lateral com agachamaneto. "Ao trabalhar mebros inferiores e superiores ao mesmo tempo, você envolve vários grupos musculares e potencializa a queima de calorias", diz o professor de educação física Artur Monteiro, de São Paulo, que coordenou a pesquisa.

O melhor: além de aumentar o gasto calórico, você economiza tempo, já que o método é uma verdadeira malhação 2 em 1.



por Carolina Cagno e Christina Bitoveni
Fonte:boa forma

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MEU ANIVERSÁRIO

Hoje no meu aniversário de 35 anos estou comemorando a minha força de vontade de viver bem, e agora acho que tem que ser um marco na minha vida, e realmente a partir de hoje aí sim que tenho que ter consciência, fazer uma reflexão e cada vez viver melhor, com qualidade espero em Deus, em mim e no apoio que os amigos estão me dando.

Abraços!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cérebro demora 20 minutos para registrar que estômago está cheio

Quando estamos com muita fome, o primeiro impulso é comer tudo o que vem pela frente e repetir em seguida – sem falar na sobremesa.
O problema é que o cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio. Portanto, quanto mais rápido você se alimentar, mais tenderá a comer e a engordar.

ALIMENTOS COMBATEM O CÂNCER

Uma vida saudável é resultado de uma constante conduta preventiva. A boa alimentação, por exemplo, é essencial desde os primeiros anos de vida. A visita ao médico com regularidade, ficar atento aos sinais do corpo, praticar exercícios físicos, evitar vícios como o fumo e o álcool são atitudes que ajudam a prevenir o surgimento de inúmeras doenças, como o câncer.

Alimentação deficiente em nutrientes e em substâncias protetoras oferece maior risco para o câncer se instalar no seu organismo.

Os principais fatores que aumentam as possibilidades do aparecimento da doença são: o baixo consumo de fibras e altos níveis de gorduras no organismo.

A dieta preventiva contra o câncer é feita à base de frutas, verduras, legumes e grãos com baixa quantidade de gorduras e calorias. É ideal também para quem sofre de hipertensão, colesterol alto ou diabetes.

Quer manter o câncer longe de você? Uma boa alimentação e hábitos saudáveis podem reduzir o risco de contrair muitos tipos de câncer.

Confira algumas dicas valiosas:

- Os alimentos ricos em ferro (encontrado no leite materno, feijão, lentilha, folhas verde- escuras e carnes vermelhas) tornam o sangue mais forte e contribuem para prevenir a anemia. Devem ser ingeridos em associação com frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola, caju, por exemplo). Esta combinação – comer feijão e tomar uma limonada, por exemplo, é importante, porque a vitamina C fortalece o organismo e ajuda na absorção do ferro.

- O mesmo não vale para leite e derivados: o cálcio que eles contém impedem que o organismo extraia o ferro dos alimentos. Assim, evite tomar leite e comer alimentos ricos em ferro na mesma refeição.

- Os alimentos ricos em vitamina A (os de cores verde, amarela e alaranjada) são ótimos para a visão e pele, além de proteger contra a diarréia e alguns tipos de câncer.

Calcula-se que 1 em cada 3 casos de câncer pode ser prevenido adotando uma alimentação saudável, mantendo peso normal e fazendo atividade física ao longo da vida.