terça-feira, 8 de novembro de 2011

Brasil realiza uma das maiores competições esportivas indígenas do mundo



O "huka-huka", ou luta corpo a corpo, a natação para atravessar rios, o arco e flexha ou um tipo de futebol que se joga apenas com a cabeça são algumas das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, que reúnem neste sábado no Brasil 1.400 atletas.
O Brasil receberá a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, mas também realiza regularmente esses jogos, uma das maiores competições de indígenas do mundo, em um país onde vivem cerca de 800.000 indígenas (0,4% da população), segundo autoridades governamentais.
Realizadas pela primeira vez em 1996, as competições ocorrerão até 12 de novembro em Porto Nacional, no estado de Tocantins.
Os jogos, que envolvem homens e mulheres, reúnem 10 modalidades tradicionais dos indígenas e outras ocidentais.
A principal prova é o "huka-huka", ou luta corpo a corpo, que diferentemente da olímpica não tem juízes e acaba quando um dos oponentes cai ou levanta seu adversário do solo. O vencedor comemora com os braços abertos dançando como uma ave.
Também há o "xikunahity", uma espécie de futbol praticado apenas com a cabeça. As equipes de oito jogadores se distribuem em um campo de terra batida, e devem evitar que a bola de látex caia no chão sem empregar outras partes do corpo.
"Nestes jogos, não há um povo campeão, porque todos comemoram. Não há uma tabela de posições. Os vencedores recebem uma medalha elaborada por um artista indígena com um material da selva", explicou à AFP Marcos Terena, diretor do comitê organizador.
vel/lbc/lb

Nenhum comentário:

Postar um comentário